O que são Modelos

Modelos de Organizações Multilaterais – também conhecidos como simulações da ONU - são conferências realizadas com o objetivo de simular o ambiente de negociação e de tomada de decisão de organismos multilaterais. Durante a simulação, estudantes se tornam diplomatas de países membros da organização e simulam os procedimentos de negociação internacional procurando solucionar conflitos e estabelecer cooperação. As simulações contribuem para o desenvolvimento emocional de cada um dos participantes, uma vez que no processo de fazer discursos, elaborar resoluções e negociar, os estudantes incorporam princípios como o respeito, a paz e a democracia. Também são incentivados o trabalho em equipe, o espírito de liderança e a oratória.

Os participantes de modelos perfazem o papel de diplomatas da nação a ser representada, atuando em órgãos e comitês oferecidos pela organização do modelo. Para participar desses órgãos e comitês é necessário o estudo do país a ser representado em vários aspectos como política externa, cultura, sociedade e economia. Também o participante procura informar-se e pensar criticamente sobre o problema posto como tema a ser discutido, sendo esses dos mais variados, como segurança internacional, economia mundial e proteção internacional dos direitos humanos e do meio ambiente. Através dessa preparação o participante desenvolve diversas habilidades intelectuais, especialmente na resolução de problemas complexos e no pensamento crítico. A organização da simulação auxilia esse estudo com artigos e materiais disponíveis no site do evento, com isso o modelo cumpre um papel de incentivo à pesquisa e à busca por conhecimento científico.

A participação em modelos de organizações multilaterais pode contribuir muito para o desenvolvimento de novas capacidades para o aluno de Ensino Médio, pois apresenta uma série de questionamentos que são importantes e proporciona uma forma de aprender em conjunto com outros estudantes e professores. 

Texto extraído do site da SiNUS