Os participantes de modelos perfazem o papel de diplomatas da nação a ser representada, atuando em órgãos e comitês oferecidos pela organização do modelo. Para participar desses órgãos e comitês é necessário o estudo do país a ser representado em vários aspectos como política externa, cultura, sociedade e economia. Também o participante procura informar-se e pensar criticamente sobre o problema posto como tema a ser discutido, sendo esses dos mais variados, como segurança internacional, economia mundial e proteção internacional dos direitos humanos e do meio ambiente. Através dessa preparação o participante desenvolve diversas habilidades intelectuais, especialmente na resolução de problemas complexos e no pensamento crítico. A organização da simulação auxilia esse estudo com artigos e materiais disponíveis no site do evento, com isso o modelo cumpre um papel de incentivo à pesquisa e à busca por conhecimento científico.
A participação em modelos de organizações multilaterais pode contribuir muito para o desenvolvimento de novas capacidades para o aluno de Ensino Médio, pois apresenta uma série de questionamentos que são importantes e proporciona uma forma de aprender em conjunto com outros estudantes e professores.
Texto extraído do site da SiNUS